segunda-feira, 5 de maio de 2014

Mariana Manhães

Mariana Manhães
.       (Niterói, RJ, 1977). Vive e trabalha em Niterói e no Rio de Janeiro. É formada em psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1995-2001) e frequentou a Escola de Artes Visuais do Parque Lage no Rio de Janeiro de 1998 a 2006.


.        Mariana Manhães é artista visuais,faz parte de uma categoria que podemos chamar de artistas/inventores. Ela trabalha com maquinarias de todo tipo. Em suas obras as máquinas ganham um tom pessoal e afetivo. A tecnologia é humanizada e objetos antes inanimados ganham ares de gente. Em uma de suas obras, objetos como bules, xícaras, pratos, são animados, falam uma certa língua incompreensível e buscam uma comunicação entre si. Tais utensílios, que normalmente se encontrariam dentro da cristaleira, surgem nos vídeos, não mais estáticos, prontos para o uso, mas sim vivos. Não mais objetos, mas sujeitos.


.           Sua obra utiliza elementos visuais do cotidiano, como bules, jarros, nuvens e portas construindo comportamentos e linguagens para esses elementos através da produção de desenhos, fotografias, vídeos e principalmente obras em arte-tecnologia, com sistemas auxiliados pela robótica. Essas obras são formadas pelos próprios dispositivos eletrônicos, pequenos monitores de vídeo, caixas de som, motores, madeiras, parafusos e fios que ficam visíveis, sem se tornar uma caixa preta, criam a estrutura visual da obra e ao mesmo tempo revelam o funcionamento do sistema. Geralmente os sons dos vídeos são captados por sensores sonoros, que ativam suaves movimentos na estrutura. Os objetos nos vídeos falam através de idiomas inventados pela artista e os movimentos da estrutura se transformam em gestos, adquirindo vida e comportamentos estranhos e complexos que o público tenta entender.
Buraya resim koy
          Mariana Manhães, apresenta uma instalação chamada Verbos Terminados em Ar, com uma série de desenhos representando movimentos de um corpo articulado que inspira e respira nas quais a leveza e o peso se contrapõem.

.         Os conceitos e a poética são desenvolvidos por Manhães, mas produzidos em equipe, principalmente com seu pai Antonio Moutinho, que é engenheiro. O processo criativo de
Manhães revela que a arte pode ser produzida com a participação de profissionais de outras áreas e de pessoas próximas, que até pouco tempo não imaginavam essa possibilidade, que amplia a compreensão da arte contemporânea e da criação artística.


PRÊMIOS
2007- Menção Honrosa - 7o Prêmio Sérgio Motta de Arte e Tecnologia
2006- Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça - FUNARTE / MINC
2006- Prêmio Flamboyant - 6o Salão de Goiás
2005- Prêmio Gilberto Chateaubriand - 12º Salão da Bahia

EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS SELECIONADAS
2008- São Paulo, SP – individual na Galeria Leme

2007- Niterói, RJ – “Liquescer” no Museu de Arte Contemporânea


Ayse Ozturk

5 comentários:

  1. É um interessante exemplo da tecnologia a favor da ideia e da poética, e ao mesmo tempo fazendo parte da obra. Para mim causou a sensação de que por mais que haja uma quantidade enorme de aparatos tecnológicos na vida cotidiana, nunca perderemos a necessidade de sentir e dar significados próprios para o que vivemos.

    ResponderExcluir
  2. É interessante porque ela usa objetos que passam despercebidos.
    A instalação Verbos Terminados em Ar me lembrou do vídeo da Katia Maciel, artista que eu fiz, da árvore que respira. Acho que é arvorando o nome, o conceito é basicamente o mesmo...

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a Dafne. E acho que o trabalho em equipe apenas enriquece o resultado final.Os objetos q ela utiliza como material e os que criam são muito criativos.

    ResponderExcluir
  4. É isso mesmo, ir alem de ver um objeto apenas como é. E questionador, utilizar estes objetos (xícaras, bule etc) como seres que se comunicam. ^^

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito dessa coisa dela humanizar a tecnologia e utilizar esses objetos antigos em suas obras, possivelmente objetos que seriam muitas vezes descartados são transformados em arte.

    ResponderExcluir