Rafael Luiz Zacher França.
Biografia
Rafael Luiz Zacher França. (Porto Alegre RS
1957 - Chicago, Estados Unidos 1991). Artista multimídia. Forma-se em artes
plásticas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
(ECA/USP) e em 1985 torna-se mestre em artes pela The School of the Art Institute
of Chicago. A partir de 1982, passa a viver alternadamente em São Paulo e
Chicago, produzindo vídeos, instalações e trabalhos de curadoria nos dois
locais e também em sua cidade natal. É também um gravurista talentoso e crítico
de arte particularmente voltado para questões atuais da arte contemporânea,
colaborando em várias revistas especializadas do Brasil e do exterior e também
na organização de mostras de videoarte (por exemplo, mostra da 19ª Bienal
Internacional de São Paulo, 1987). Tem uma obra videográfica das mais coerentes
e sistemáticas de toda a arte eletrônica brasileira.
Poucos artistas no
Brasil realizaram uma obra tão pessoal e corajosa como o gaúcho Rafael França,
morto em 1991, aos 33 anos, em decorrência de complicações causadas pela aids.
Seu último vídeo, Prelúdio de uma Morte Anunciada (1991), terminado alguns dias
antes de sua morte,
Um dos aspectos mais ricos da obra de Rafael França é justamente a
experimentação de alternativas criativas para a ficção video gráfica. Um dos aspectos mais ricos da obra de Rafael França é justamente a
experimentação de alternativas criativas para a ficção videográfica. Mas não se
espere encontrar em seus vídeos narrativas clássicas, à maneira de uma certa
literatura ou de um certo cinema, que nos habituaram com alguns modelos
canônicos de ficção.m
Entre 1979 e 1982 formou o grupo
3NÓS3, junto com os artistas plásticos Hudinilosn Jr e Mario Ramiro. O trio
realizou diversas intervenções artísticas na paisagem urbana de São Paulo,
cobrindo monumentos públicos com plástico. Em 1985, tornou-se mestre em artes
pela The School of the Art Institute de Chicago, EUA. Durante o período
acadêmico desenvolveu ampla pesquisa sobre os meios de reprodução gráficos,
chegando até as novas mídias, como vídeo instalação. França participou de
inúmeras exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior, participou
da 16ª Bienal Internacional de São Paulo (1981), e da mostra de vídeo-arte da
19ª Bienal (1987), Museum of Modern Art, Nova Iorque, (1992) e Precursor e
Pioneiros Contemporâneos, no Paço das Artes, São Paulo, (1997).
Breve e singular, a
trajetória do artista gaúcho Rafael França (1957-1991) foi marcada pelo
afastamento dos meios tradicionais das artes plásticas. Utiliza em seu trabalho
novos suportes e processos criativos da imagem-movimento na arte conceitual
para refletir sobre a relação palavra-imagem, o corpo e as relações
interpessoais. Radicado em Chicago desde 1982, trabalhou com vídeo e
computador, produzindo instalações e video walls.
. A obra exibida na Pinacoteca, Polígonos regulares, 1981,
é composta por 18 televisores, divididos em quatro grupos, sendo que cada grupo
constitui um polígono. Esses televisores recebem, por circuito fechado, a
imagem de um elemento geométrico que ocupa quase a totalidade da tela de cada
um deles. “A ideia para este trabalho estava muito ligada à ideia de escultura,
ou seja, de como usar o televisor como objeto escultórico, como uma grande
lâmpada”, afirma Rafael França, no catálogo Sem medo da Vertigem, 1997, Paço
das Artes.
Rafael
França-Polígonos Rregulares 1981
Obras
Selecionadas
Combat in Vain
Fighting the Invisible Enemy
Getting Out
Insônia
O Silêncio Profundo das Coisas Mortas
Without Fear of Vertigo
Reencontro
Prelúdio de uma Morte Anunciada
Sem título
Referência :
Enciclopédia itau cultural
Pinacoteca do estado de S Paulo
Ayse Ozturk
Acabei de assistir ao video Preludio de uma Morte anunciada. http://vimeo.com/65248719. Acho mais do que válido chamar a atenção ao grande problema que era a AIDS naquela época. Hoje é possível ter uma vida, diria até normal, graças aos avanços dos tratamentos. Tenho amigos soropositivos, e conheço pessoas portadoras do vírus. Mas naquela época era algo bastante assustador. Embora não veja nenhum valor estético no video, acho muito interessante a demonstração de afeto do casal. Na época haviam os chamados "grupos de risco", ou seja, certos setores da sociedade, que eram tratados como párias que representavam perigo aos outros. Enquanto que no video vemos apenas um casal, bem vestido por sinal, trocando carinhos. Muito bom.
ResponderExcluirInteressante ver um artista que foge dos meios tradicionais das artes plásticas e se aventura a trabalhar com novos suportes e processos criativos de imagem movimento e arte- conceitual.
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